quinta-feira, 8 de março de 2012

Libeskindllovet Arquitetos

Libeskindllovet Arquitetos
Local São Paulo, SP
Início do projeto 2007
Conclusão da obra 2007
Área do terreno 165 m2
Área construída 189 m2
Arquitetura Libeskindllovet Arquitetos - Cláudio Libeskind e Sandra Llovet (autores); André Procópio e Natália Leardini (colaboradores)
Paisagismo Tânia Eustáquio
Ar condicionado Willem Scheepmaker & Associados
Estrutura e fundações Edatec
Instalações MVF
Fotografias
 Ucha Aratangy

O escritório de arquitetura Libeskindllovet Arquitetos é um exemplo de intervenção bem sucedida e respeitosa em um imóvel antigo no bairro de Campos Elíseos na cidade de São Paulo. A transformação aconteceu de um velho armazém (sem valor histórico reconhecido ou tombado) para um escritório de arquitetura, onde também abriga uma cozinha industrial e um ateliê de design de uso dos projetistas.




Os arquitetos Cláudio Libeskind e Sandra Llovet optaram em não demolir o antigo armazém, demonstrando assim atenção cuidadosa com a memória do bairro. O estúdio teve seu projeto contemplado na categoria design/interiores na Premiação IAB/SP 2008.
O interesse de Libeskind pelo imóvel cresceu ao perceber a possibilidade de conciliar em um único lugar diversas atividades; arquitetura, design e culinária. Escritório e uma cozinha industrial ocupam o térreo da edificação, enquanto no mezanino foi instalada uma oficina onde alguns objetos são formados através de desenhos.



Do velho armazém, os idealizadores mantiveram o perímetro externo e o gabarito. Algumas alterações foram feitas na fachada, portas se transformaram em janelas e o antigo porão funciona agora como medidores de gás, água e luz. Desenhos grafitados nas duas faces do imóvel para rua rememoram o desenho existe de um antigo bar abrigado no local.
A intervenção aconteceu de forma mais radical no interior da edificação através do rebaixamento do antigo porão e o aumento do pé direito do qual permitiu a criação de um mezanino para onde o escritório se expande em épocas de projetos mais trabalhosos.



















Na lateral do imóvel situa-se a conzinha industrial, com acesso independente ao escritório. Os ambientes do escritório são integrados com acabamentos simples (cimento queimado no piso e placas de OSB revestindo o forro). Na parte externa, o antigo pátio de acesso ao porão se transformou em um jardim voltado para a área de trabalho.




A escolha desse projeto se deu através da intervenção feita em um imóvel do qual foi mantida a fachada do mesmo, proporcionando a preservação do valor histórico e cultural de um local. A edificação mesmo não sendo de grandes dimensões, proporciona diversas atividades no mesmo, identificando-se assim criatividade na elaboração do projeto. O ambiente interno, composto de objetos que complementam no escritório me chamou a atenção, resultando-se assim uma harmonia no local de trabalho. 



Postado por: Márcio Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário