O escritório
O escritório escolhido foi o “Contemporary Office Design” projetado pelos arquitetos da empresa “Taranta Creations” . Ele está localizado em Shanghai , na China, e atua nas áreas de arquitetura, urbanismo, arte e design de interiores.
O "Contemporary Office Design" situa-se em uma antiga fábrica de metal cuja estrutura de aço dificultou o trabalho dos arquitetos de criar dois andares para o escritório. Isso ocorreu pelo fato da distância entre a estrutura e o teto ser demasiadamente menor que a necessária para a disposição de mesas e cadeiras de um escritório tradicional. Como solução, no espaço entre os perfis de aço foram locadas quatro estações de trabalho. Assim, o segundo andar foi criado pouco acima da estrutura de aço.
Apesar das estações de trabalho serem mais tradicionais, o chão é transformado em uma mesa contínua. O grande “piso de trabalho” estimula os arquitetos a usar o espaço aberto para pensar, desenhar, realizar reuniões, sentar e relaxar. Essa interpretação informal incentiva a intercessão entre os diferentes projetos e disciplinas que ocorrem dentro do estúdio.
A área de trabalho individual está localizada ao redor das janelas do andar de baixo. A mesa escultural verde pode ser utilizada para atividades comunais . A escadaria central, que é informal e contorcida lembra uma grande gota de água prestes a cair do teto. Dentro da escada, um ambiente vermelho marca a transição entre as áreas de escritório contrastantes. A cor se repete no segundo andar para realçar as áreas “cavadas”.
Planta do escritório
Maquete do escritório
Processo de construção
Motivo da Escolha
Ao realizar uma pesquisa de diversos escritórios de arquitetura, me deparei com diversos ambientes de cor neutra, com disposição de mesas e cadeiras semelhante. Esse escritório me chamou a atenção por ser um ambiente diferente do convencional. Gostei muito da solução do “piso de trabalho” que permite o desenvolvimento de diversas funções demandadas pelo escritório, além da de mesa em si. A escada também me chamou atenção por sua forma orgânica e pela cor. Esse escritório diferente deve criar um ambiente de inspiração para os trabalhadores, e isso é algo que tenho por objetivo para o meu futuro escritório.
Escritório de Arquitetura e Design de Interiores
Uma atividade que pode dividir o meu futuro escritório com a arquitetura será o Design de Interiores.
O profissional em design de interiores planeja e arruma ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade.
Acredito que arquitetura e design de interiores são atividades complementares e que juntas, poderão enriquecer as atividades que serão realizadas no escritório. A arquitetura apresenta uma atuação mais ampla, e o design mais específica de um ambiente. Além de criar um ambiente, a minha futura empresa também será especialista em decorá-lo, por exemplo.
Arquitetura e Música
Após pesquisar sobre o design de interiores, também tive uma outra ideia de atividade que dividiria o espaço do meu escritório. Pensei em minha própria personalidade, e nas coisas que realmente gosto de fazer. Duas paixões que eu tenho são com a arquitetura e a música. Dessa forma, tentei pensar uma maneira de unir as duas em um mesmo espaço. Pensei fazer uma loja de cds, dvds e até eventualmente de instrumentos musicais, que poderia fornecer música para parte do escritório, servindo de inspiração para algumas atividades, além de criar um ambiente mais descontraído e criativo de trabalho.Aluna : Carolina Martins de Oliveira Barbosa
Fontes:
http://construcaoedesign.com/a-arte-de-desenhar-croquis-de-interiores/
http://www.enrico-taranta.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário