sexta-feira, 16 de março de 2012

Escritório de Arquitetura + Escola

A edificação escolhida está localizada na Rua dos Guaicurus 471, no hipercentro de Belo Horizonte, entre as Ruas Rio de Janeiro e São Paulo.

O prédio está bem próximo de alguns edifícios bem conhecidos na capital que possuem grande valor histórico cultural, como o atual Centro Cultural da UFMG, e a Praça da Estação, entre outros.


O imóvel é tombado pelo patrimônio histórico. Está atualmente em um péssimo estado de conservação e durante um bom tempo serviu de abrigo clandestino para desabrigados. Sabe-se que está região possui um grande número de prostíbulos, e talvez seja esta a razão pela qual o imóvel esteja abandonado e não ganhe uma considerável notoriedade.


A escolha se deu em virtude do caráter estético e histórico da edificação. Outra questão importante que balizou a escolha foi a notícia de que está área em breve sofrerá uma grande intervenção por causa da Copa do Mundo e abrigará hotéis, escolas profissionalizantes, entre outros tipos de serviços.


Aspectos Legislativos

O zoneamento no qual o lote está instalado é uma ZHIP (zona hipercentral) que é uma subdivisão de um ZC.

De acordo com a lei 7166/96 temos que:
Art. 11 - São ZCs as regiões nas quais é permitido maior adensamento demográfico e maior verticalização das edificações, em razão de infra-estrutura e topografia favoráveis e da configuração de centro, e que se subdividem em:

I - ZHIP - Zona Hipercentral -;

II - ZCBH - Zona Central de Belo Horizonte -;

III - ZCBA - Zona Central do Barreiro -;

IV - ZCVN - Zona Central de Venda Nova.

Através do Art. 45 da lei 7166/96:
§ 2º - Na ZHIP, no caso de edificações de uso exclusivamente residencial ou de uso misto em que a parte não residencial não ultrapasse 2 (duas) vezes a área líquida do pavimento-tipo, o CA será de 3,5 (três e meio).

O Anexo VI - Parâmetros Urbanísticos em uma ZHIP temos:

CA: 3,0 ( considerando também o parágrafo citado acima, Art. 45 § 2º).
TA ( taxa de impermeabilização): 20%.
Altura Máxima na Divisa: 10,8 (para divisa do fundo).


Programa de necessidades


Para o Escritório de Arquitetura:

Recepção + Sala Espera;
Espaço "convivência" para funcionários;
Sala Trabalho Coletivo;
Ateliê;
Sala para Reuniões e Apresentação de Projetos;
DML;
Copa/Cozinha;
Banheiro.

Para Escola ( Oficinas para a comunidade).

Recepção;
Salas de aula;
Pequeno auditório, para palestras;
Espaço para "descanso";
DML;
Banheiros;
Copa;
Cozinha.



Sustentabilidade
Como proposta de sustentabilidade serão considerados os aspectos de aproveitamento de ventilação natural e luz natural, visto que é possível utilizar esses parâmetros com o intuito de racionalizar o uso de equipamentos que fazem essas funções.
Embora tenha-se essa intenção, é possível notar que o acesso à iluminação natural será um pouco difícil em função do porte da edificação em questão, se comparada as vizinhas. Os prédios próximos ao lugar que abrigará o escritório provocam um significativo sombreamento na região da edificação.

Postado por: Paulo H. Weskerson

Um comentário: