quinta-feira, 22 de março de 2012

Proposta: Escritório de Arquitetura + Escola de Computação Gráfica

O lugar e a proposta de intervenção:

Situada na esquina entre a rua Gonçalves Dias e a rua Rio Grande do Norte, número 668, a casa escolhida atualmente abriga um salão de beleza. A proposta é que o espaço ceda lugar, por meio de uma reforma, a um escritório de Arquitetura e uma escola de computação gráfica. A escolha da edificação se deu em virtude de sua localização privilegiada, a poucos quilômetros da Escola de Arquitetura, pretendendo satisfazer a demanda dos alunos por estágios e cursos de qualificação na área de desenho digital.



O lugar e suas características:

A edificação, uma casa charmosa com traços históricos, desperta a atenção por estar em uma área onde há predomínio de altos edifícios. Esse "exclusivismo", aliado a características históricas que foram preservadas na edificação, fazem da casa um lugar de interesse para o que é tangente à Arquitetura.



O lugar e a legislação:

A edificação está situada na Zona Central de Belo Horizonte (ZCBH), na região administrativa Centro- Sul, inserida no perímetro da Avenida do Contorno, projeto original da cidade concebido por Aarão Reis. Nesse zoneamento, são permitidos o uso comercial como o não- comercial, de acordo com a Lei 7.166/96. O zoneamento é norteado por algumas diretrizes, como taxa de permeabilidade mínima de 20% e afastamento frontal de 4 metros.


O lugar e o programa de necessidades:

Para atender a um escritório de Arquitetura e uma escola de computação gráfica, simultaneamente, o espaço deverá contar com: sala de recepção; dois banheiros - um para o público da escola e outro para o arquiteto; duas salas para grandes que abriguem cerca de 10 computadores cada, além de aparatos necessários a uma sala de aula; uma pequena biblioteca e copa.




Postado por Carolina Furtado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário