quinta-feira, 15 de março de 2012

Nacional Clube: Escritório de Arquitetura e Escola de Artes


O Nacional Clube fica localizado na Rua Josafá Belo, 100, no bairro Cidade Jardim, esquina com a Rua Bernardo Mascarenhas. 
Nacional Clube, Cidade Jardim, Belo Horizonte
Fotografia: Silvio Motta

Nacional Clube, Cidade Jardim, Belo Horizonte
Fotografia: Silvio Motta
Localização do Nacional Clube
Fonte: Google
Segundo o Manual Técnico de Edificações para Belo Horizonte, ele está inserido na Zona de Proteção ZP-2, estas regiões estão predominantemente ocupadas e são de proteção ambiental, histórica, cultural, arqueológica ou paisagística. Além disso, também podem ter condições topográficas ou geológicas desfavoráveis, como outros exemplos temos: Bairros Mangabeiras e Belvedere (I e II).

Outra categoria existente é a das “Zonas Centrais” (ZCs): locais considerados centros de polarização regional, municipal ou até metropolitana. O Bairro Cidade Jardim, por estar na área interna do perímetro da Avenida do Contorno, faz parte da Zona Central de Belo Horizonte (ZCBH).

A classificação das vias onde está implantado a edificação onde será feita a intervenção é VIA LOCAL (baixo volume de tráfego e que possibilita o acesso às edificações) e VIA COLETORA ( permite a circulação de veículos entre as vias arteriais ou de ligação regional – no caso, a Avenida do Contorno e a Rua Conde de Linhares – e as vias locais).

O bairro Cidade Jardim está entre umas das “Áreas de Diretrizes Especiais”, estas regiões recebem uma maior atenção em relação à legislação para que exista uma manutenção de sua identidade do local.



ADE Cidade Jardim
Como exemplos de diretrizes de uso e ocupação do solo nesta ADE, que devem ser aplicadas ao projeto, temos:
-preservar o estilo arquitetônico modernista
-preservar o alto índice de cobertura vegetal
-manter a tipologia de ocupação original, desestimulando a substituição de edificações
-compatibilizar a tipologia da ocupação existente e o alto índice da cobertura vegetal com o seu uso.

Com relação ao afastamento permitido para este caso, o afastamento frontal varia de 10 a 5metros (considerando lotes de esquina) e deve seguir as seguintes restrições:
- a áreea delimitada pelo afastamento frontal mínimo dever ser ajardinada
- no fechamento frontal das edificações são admitidos elementos vazados
ou transparentes.
Elementos sem permeabilidade visual somente são permitidos para contenção de terreno natural com altura mínima de 80 cm acima do terreno natural.

Já os afastamentos laterais são de 3,00m, no mínimo, sendo que é vedada a construção nas divisas laterais e nos fundos.

A altimetria máxima é 9metros e este limite inclui telhados e caixa d’água.

ADE Cidade Jardim: Afastamentos frontal e lateral para lote de esquina
Segundo a Lei 9.563/08, a instalação de Usos Não Residenciais na ADE da Cidade Jardim  é permitida apenas para aquelas edificações que foram construídas até o dia 30 de maio de 2008 (data em que foi publicada a esta lei).

Com relação ao tipo de uso que poderá ser instalado - no caso, o Escritório de Arquitetura/Escola de Artes – este também deverá ser aceito e aplicável conforme as restrições. A tabela a seguir mostra que é permitido a implantação deste tipo de atividade:


Sobre as Reformas ou Modificações das Edificações Existentes, na ADE da Cidade Jardim, devem se comprometer a manter as características originais da edificação, como:
- fachadas
-. volumetria;
- rampas, escadas e demais acessos externos;
-. jardins e quintais.
Os Coeficientes de Aproveitamento (que possuem seu valor MÁXIMO e MÍNIMO), também variam de acordo com as ADEs, pela tabela a seguir:



Questão Sustentável:

Ao desenvolver meu projeto um dos principais pontos a ser observado, com relação à sustentabilidade da obra e sua eficiência energética, será o maior aproveitamento possível de iluminação e ventilação natural. Como a maioria dos espaços são de "permanência", ou seja, os usuários frequentarão por vários horas, estes ambientes devem ser agradáveis e confortáveis, colaborando com o rendimento/produção do trabalho (ou aula).
Além disso, outras medidas podem ser adotadas durante o funcionamento do escritório/escola como: o uso de lâmpadas fluorescentes de acordo com os níveis necessários de iluminação para cada espaço, assim como, o controle da iluminação artificial a partir de "sensores de presença" e "dimmers"; o uso de brises nas aberturas para moderação de incidência solar direta; aproveitamento de água da chuva para outras atividades  como abastecimento de bacias sanitárias, irrigação de jardins ou reserva de incêndio.

Postado por Michelle Costa Lopes

Um comentário:

  1. Boa tarde! Você poderia informar mais detalhes sobre este imóvel centenário com uma arquitetura e estilo singular no coração de Bh, como tornou-se uma casa de eventos, quem foram os primeiros proprietários, qual a contribuição para com a história de Belo horizonte. Grata.

    ResponderExcluir