O "elegante retângulo", como é caracterizado pela própria empresa, é a sede do escritório de arquitetura Nicholas Tye Architects, que desenvolvem projetos de hospitais, restaurantes, escritórios, de residências, entre outros. Essa forma foi concebida a fim de dar continuidade à linearidade do celeiro adjacente à construção, mas com um ar de muita sofisticação em meio ao terreno plano. A opção pelo detalhe em aço Corten reflete o velho maquinário para agricultura e as peças de aço do celeiro.
O escritório é composto por: recepção, sala de espera, cozinha, depósito, "studio space", WC's, salas de reunião, biblioteca e os chamados "service pods" (uma espécie de área de estar, onde há volumes de Wenge com elementos antigos do local, como mesas, cadeiras, etc.).
Os painéis de vidro de 3.2m aparecem mais na fachada sul para evitar o superaquecimento, enquanto o alto isolamento térmico desses vidro faz com que a perda de calor seja mínima para o ambiente interno. A preocupação com a sustentabilidade também é uma preocupação do escritório, que conta com inúmeros recursos como: turbina de vento, aproveitamento da água da chuva, uso de tinta ecológica, iluminação central de baixo consumo de energia e um controle central dos sistemas de ar.
Além disso, no projeto do escritório também optou-se pelo aproveitamento da iluminação natural, dando prioridade para a entrada da luz externa em vários ambientes.
Motivo da escolha
O que norteou minha busca por um escritório que me agradasse foi meu gosto por ambientes claros (de preferência com aberturas zenitais) e que estabelecem um contato com a natureza, seja pela sua vista, seja pela sua localização.
Além de atender a esse meu gosto, tal escritório prezou pela sustentabilidade e pelo aproveitamento de recursos naturais (como a água da chuva e a luz natural), o que acredito ser um ponto muito importante na hora de propor um projeto e, logo, me chamou a atenção.
Quanto à estética, me chamou atenção a grande fachada de vidro, que parece dar uma sensação de extensão do piso do escritório em direção ao lado de fora do terreno. O uso do aço Corten e do revestimento externo dá um "ar agradável" de rusticidade à construção, combinando com o local em que foi inserida: calmo, isolado, bucólico. Para mim, a combinação desse "ar" com um ambiente de trabalho é muito positiva, porque une o "corporativo" a um ambiente caracterizado pela ausência de estresse.
Atividade para dividir o espaço: Livraria
Espaço
A livraria Cultura da cidade de São Paulo é uma das maiores do Brasil e seu projeto foi desenvolvido pelo escritório Fernando Brandão Arquitetura, e seu autor definiu uma livraria não como um "fast-food, mas lugar de encontro, de reflexão. Ao contrário de outras lojas, os caixas não têm prioridade; são secundários e estão espalhados pelo espaço."
Por ter sido construída onde era o Cine Astor, com suas rampas, áreas inclinadas e mezaninos, e ser integrada ao prédio tombado do Conjutnto Nacional, o projeto foi desafiador para a equipe de arquitetos. Porém, ela conseguiu apresentar soluções inteligentes como o uso das rampas para integrar a livraria ao Conjunto Nacional (entrada da Alameda Santos) e cfacilitar o acesso às inúmeras seções.
Com pufes e poltronas, a livraria conta com espaços para descanso e leitura de uma bom livro, além de uma cafeteria e um teatro e áreas destinadas a exposições.
Motivo da escolha
Optei por uma livraria por três motivos. O primeiro é pelo simples fato de que gosto de livrarias, especialmente as que têm locais calmos e aconchegantes para assentar e ler um livro ou escutar uma música. O segundo é porque acho que uma livraria pode sempre ter um segundo atrativo, como uma cafeteria. E o terceiro, porque é um local adequado para eventuais apresentações de música ao vivo. Dessa forma, achei que a combinação dessas atividades criaria um bom ambiente para o funcionamento de um escritório de arquitetura, que poderia desfrutar dos livros, da música e, por que não, do café.
Publicado por: Marina Lima Vecchio
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