quinta-feira, 15 de março de 2012

ETAPA 2 - DESCOBERTA E NECESSIDADES DO ESPAÇO

Localizado na Rua Conde Linhares, no bairro Cidade Jardim, o antigo casarão reformado hoje abriga a “Casa Bernardi”; local destinado à realização de recepções e eventos de alto luxo na capital mineira.




Aspectos legislativos

A ADE da Cidade Jardim corresponde a área do Bairro Cidade Jardim e parte de seu entorno. Constitui área sujeita a politicas especificas de preservação paisagística, cultural e histórica que visam a reforçar sua identidade e sua referencia histórica - arquitetônica no Município.

São diretrizes especificas de uso e ocupação do solo na Área de Diretriz Especial - ADE da Cidade Jardim: (art. 3o, da Lei 9.563/08).
I. Preservar o estilo arquitetônico modernista;
II. Preservar o alto índice de cobertura vegetal;
III. Manter a tipologia de ocupação original, desestimulando a substituição de edificações;
IV. Compatibilizar a tipologia de ocupação existente e o alto índice de cobertura vegetal com o uso do solo a ser flexibilizado, buscando, controlar a poluição sonora e atmosférica, restringir usos que demandam carga e descarga e estacionamento de veículos.

A instalacao de Usos não Residenciais na ADE da Cidade Jardim e permitida, somente em edificacoes existentes e construidas ate 30 de maio de 2008, data da publicacao da Lei 9.563/08 em algumas situacoes. (art. 12, da Lei 9.563/08).

As reformas e as modificacoes das edificacoes existentes na ADE Cidade Jardim deverao ser aprovadas pela Secretaria Municipal Adjunta de Regulacao Urbana SMARU, devendo manter as características originais da edificacao nos seguintes itens: (arts. 4o e 5o, da Lei 9.563/08)
I. fachadas e vaos;
II. volumetria;
III. rampas, escadas e demais acessos externos;
IV. jardins e quintais.
V. vagas de estacionamento de veiculos, exceto se transformadas em area ajardinada.

Parâmetros de ocupação para a ADE

Afastamentos mínimos


Altimetria máxima
_____

Necessidades espaciais

O escritório de arquitetura é uma empresa preparada, para coordenar toda a gama de serviços pertinentes ao processo de edificação, além de ser legalmente habilitado a exercer esta função.
Atualmente, os formatos dos escritórios de arquitetura e perfis profissionais são muito variáveis. Cada vez mais os escritórios se profissionalizam deixando de lado o caráter de ateliê, que transmite uma imagem artesanal do trabalho. Em geral, a estrutura dos escritórios mais tradicionais é semelhante à de uma grande empresa, com sua estrutura verticalizada e centrada na figura do (ou dos) arquiteto(s) responsável(eis).
Infraestrutura necessária
ÁREA COMPARTILHADA DE TRABALHO (basicamente composta por pequenos núcleos detrês a quatro profissionais e seus respectivos coputadores/materiais)
LABORATORIO MAQUETES
GERENCIA/ADMINISTRAÇÃO/FINANCEIRO
_____
Uma agência de propaganda estrutura essencialmente em função das três principais etapas do trabalho que presta: o atendimento/planejamento, a criação e a mídia.

Podemos definir os profissionais das áreas acima mencionadas como elementos capazes de agir como agência/escritório e pensar como cliente. Agindo como agência/escritório, temos completo conhecimento das técnicas de criação e execução do produto/projeto. Pensando como clientes, agimos objetivamente na busca de resultados maximizando a utilização de verbas.
Infraestrutura necessária
LABORATÓRIO DE COMPUTADORES
SALA MULTIMÍDIA (destinada à pequenas apresentações realizadas aos clientes e interiores à empresa)
SALA DE REUNIÕES
GERENCIA/ FINANCEIRO
AMBIENTE PRA DESENHO/CRIAÇÃO
_______
Espaços compartilhados por ambas atividades
RECEPÇÃO
DEPÓSITO
BANHEIROS INTERNOS E EXTERNOS
COPA
ÁREA DE CONVIVENCIA
ESTACIONAMENTO
SALA DE PRANCHETAS
MICRO-GRÁFICA (consiste em um pequeno laboratório no qual poderão ser feitos testes de impressão e pequenos moldes para uma pré-apresentação ao cliente)

Postado por Jéssica Teixeira Resende





SALA DE REUNIÕES
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário