quarta-feira, 14 de março de 2012

ED. PENSÃO PRÍNCIPE – BELO HORIZONTE - MG

Características e localização
A construção da Pensão Príncipe se deu em 1928, encomendado pelo comerciante Galep Farah. Localizada no Centro de Belo Horizonte, na Avenida do Contorno, esquina com Rua Curvelo nº 1569 (ver figura 01). Essa edificação possui dois pavimentos. Segundo a moradora, Senhora Matilde Cirilo Gonçalves, que reside na pensão desde 1971, o projeto original adotava uso comercial, sendo o primeiro pavimento dividido em 5 lojas, todas com aberturas para o alinhamento do terreno. No 2º pavimento funcionava uma casa noturna de jogos. Esse era dividido em uma grande sala que dava acesso a dezoito quartos, banheiros e cozinha.  Esses quartos eram usados como sala para os jogos de cartas.
Somente na década de cinquenta, quando a edificação mudou de dono, o 2º pavimento foi nomeado de "Pensão Príncipe" e entrou para o setor hoteleiro. Atualmente tal pavimento apresenta as mesmas configurações supracitadas.
O afastamento de fundos que possui apenas 1,55m, foi construído originalmente com a função de via de circulação de pedestres. Para a época, era uma boa opção arquitetônica, pois não se adotava altos padrões de segurança, porém diante da nova realidade urbana, foram construídas duas lojas que bloqueiam tal passagem. É importante salientar que as lojas estão em acordo com a lei 9.959 de julho de 2010, pois essa permite que as edificações em ZA colem em até 5,00m de altura na divisa de fundos.

 
 Localização da edificação
Fonte: Imagem do Google Mapas – modificada





Fachada da Rua Curvelo, antes da restauração.




Fachada da Av. do Contorno, antes da restauração.


Técnicas construtivas utilizadas originalmente

As características que compõem o estilo arquitetônico da edificação é de grande importância para a memória e entendimento do processo de formação da cidade de Belo Horizonte, pois retratam as tendências da cidade no final da década de 20.  Diante de tais características, que configuram a edificação no estilo Eclético, podemos citar: a fachada imponente e ornamentada, a geometria simples, com o predomínio de linhas retas verticais formadas pelo jogo de volumes. A ornamentação ocorre com a presença de poucos elementos decorativos esculpidos na alvenaria. Também podemos encontrar fortes traços do estilo Art Déco, pois foi erguida na época de transição de estilos. Dentre as características oriundas do Art Déco podemos ressaltar o material de revestimento da fachada, pó-de-pedra, que foi usado em muitas edificações construídas entre as décadas de 30 e 40, além das formas geometrizadas encontradas na fachada. 

Postado por Bruna Marrara Polastri
Fotos de Isabel Diniz



Nenhum comentário:

Postar um comentário