quinta-feira, 8 de março de 2012

Intercâmbios

1) Escritório:

Escolhi por mostrar escritórios da Google e as diferentes formas em que se instiga a criatividade de seus funcionários.

Depois de ver diversas fotos e me deparar com surpreendentes artimanhas para manter seus funcionários bem dispostos e criativos para o trabalho, comecei a perceber mais o que eu não quero nesse projeto de escritório de arquitetura do que qualquer outra coisa.

Algumas estratégias são realmente interessantes, como trazer o lazer para o trabalho, a fim de uma melhor produtividade.
Porém, traz um excesso de informação que me remete à própria internet e seu bombardeamento de bites, superficialidade e volatilidade de informações incapazes de se articularem em um sentido.

Mudando o foco, encontrei um outro escritório, COBE, de operação internacional, com sede em Copenhague e Berlim. Fundado em 2005 por dois principais arquitetos, Dan Stubbergard e Vanessa Miriam Carlow.
O escritório tem como competências a realização física da arquitetura, planejamento urbano estratégico, paisagismo e pesquisa.

 Um escritório claro, confortável, com espaço para a produção, desenvolvimento criativo e exposição do trabalho realizado.

2) Atividade Complementar

Como elemento catalizador da criatividade, mais do que uma forma, ou cor, escolhi primeiramente uma atividade que divida o espaço, o conhecimento, técnicas, e até pessoas. Como exemplo dois espaços escolhidos, que germinam criatividade, trabalho, conhecimento técnico e cultura.

Taller de Casqueria é um escritório madrilenho de dez jovens recém formados em arquitetura. Casa Camelo, é um ateliê/galeria de arte no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, que reúne sete artistas plásticos. Ambos fundados no ano de 2011, são jovens espaços de organização coletiva que têm como intuito florescer a criatividade, discussões, e intercambiar o conhecimento dentre as mais diversas áreas.


Postado por Luciana Rattes

Nenhum comentário:

Postar um comentário