O LYCS Architeture é um escritório chinês fundado em 2010 que possui sua sede na cidade de Hangzhou. Sua área de atuação compreende várias áreas como desenvolvimento de projetos residenciais, hotéis, edifícios energeticamente eficientes, galerias de arte, etc. O escritório possui projetos em várias partes da China e já participou de vários concursos e exposições internacionais.
O edifício escolhido é um projeto de reforma de um “apartamento torre” no centro de Hangzhou que deu lugar ao escritório de arquitetura. No projeto foram enfatizados e valorizados os aspectos originais da edificação para criar, segundo o site do escritório, “a superposição do antigo lugar de armazenamento e o novo ambiente, através da homogeneidade dos materiais à heterogeneidade e atenuação temporal do espaço”.
O projeto cria um contraste entre as colunas em concreto e a estrutura metálica do telhado que por sua vez remetem à mencionada antiga função do edifício.
O pisso elevado possui perfurações cobertas com“vidros removíveis” que reforçam a profundidade do piso original. O projeto também enfatiza a iluminação através das aberturas existentes que garante uma visão panorâmica da vizinhança.A escolha deste projeto se deu justamente pela semelhança da decisão tomada pelo escritório e a proposta do Pflex, onde foi selecionado uma parte “abandonada” de um edifício a fim de “transformá-lo em local de trabalho, em novo “lugar”. Outra questão que balizou a escolha foi a solução encontrada para potencializar o local a partir de seus aspectos já existentes.
Arquitetos: LYCS Architects.
Local: Hangzhou, China.
Ano: 2011.
Escritório Bau Sallinger
Outro referência de projeto bastante interessante é o Escritório Bau Sallinger, que é uma empresa de construção especializada em engenharia de terraplanagem, engenharia civil e estrutural, localizada na Áustria.
Postado por: Paulo H. Weskerson
Nenhum comentário:
Postar um comentário