O lote escolhido está localizado na Avenida Luiz Paulo Franco, 240, Belvedere. Escolhi esse local pelo tamanho e principalmente por sua localização, em uma rua próxima ao BH Shopping e a Praça Lagoa Seca. Existe um ponto de ônibus e um comércio próximo ao local.
Lote
Lote 2
Entorno 1
Entorno 2
Vista de dentro do lote
Planta do lote pelo CP PBH:Lote com curvas de nível e dimensões de acordo com a cp pbh:
Levantamento Topográfico
O lote está em um terreno de declividade baixa. A altitude diminui do passeio para o fundo do lote:
Aspectos Legislativos
De acordo com o zoneamento, o lote é uma ZP-3 (região em processo de ocupação, que será controlado visando à proteção ambiental e preservação paisagística).
Assim, o terreno (considerando os 2 lotes – de acordo com o CP 216 - 013 M) apresenta 1056 m². Posso aproveitar no máximo 1584 m² de área. E posso ocupar no máximo 528 m² do terreno.
O afastamento frontal é de 3m, e o lateral e de fundo de 1,5 metro, já que inicialmente meu edifício não ultrapassará a altura de 6 m. Se ultrapassar 6 metros, o afastamento lateral e de fundo será de 2,3 metros.
O lote está também localizado na ADE Belvedere III, e de acordo com a PBH:
“A ADE do Belvedere III e a área localizada em parte do Bairro Belvedere III que, em função da proximidade dos bairros Belvedere I e II, somente e permitido o uso residencial, sendo admitida a instalacao de atividades nao residenciais na seguinte situacao:
I. Atividades previstas no Anexo XV da Lei 7.166/96, desde que instaladas em edificacoes
horizontais nos terrenos lindeiros a Avenida Paulo Camilo Pena, entre a rua Joao Antonio
Dentre essas atividades, está permitida a loja de música que pretendo dividir o espaço com o meu escritório.
Também procurei saber qual grupo pertencia à atividade do escritório:
“Serviços combinados de escritório e apoio administrativo – Grupo I: atividades compatíveis com o uso residencial, sem potencial de geração de repercussões"
negativas e que não necessitam de medidas mitigadoras para se instalarem”.
Aspectos Ambientais
Gostaria que o meu escritório aproveitasse ao máximo a iluminação e a ventilação naturais, evitando ao máximo o uso da energia elétrica e do ar condicionado.
Além do fato da iluminação natural reduzir gastos com energia, ela contribui para a saúde e o bem estar dos trabalhadores. Assim proponho a utilização de Prateleiras de Luz:
As prateleiras de Luz controlam a iluminação direta e contribuem para a distribuição da luz em um ambiente.
O pátio interno também é uma opção que contribui com ventilação e pode trazer a luz do dia para dentro dos ambientes, eliminando ao máximo o uso de iluminação artificial.
Pretendo também fazer uso de bacias sanitárias com válvula de descarga fluxo duplo e torneira e válvula economizadora com sensor de presença,além de materiais recicláveis e ecológicos.]
Programa de Necessidades
Pretendo fazer um escritório para cerca de 15 pessoas.
Escritório
Estacionamento x
Acesso principal 5x3 = 15 m?
Área de Impressão, copiadora 4 x 3 = 12 m²
2 Salas de Reunião (e apresentação de projeto) = 4 x 6 + 4x 5 = 48m²
Sala de Gerência 3x4 = 12m²
3 Salas dos arquitetos 3 x 4 =12m² x 3 = 36m²
Mesas individuais = 9x 7 = 63 m²
Mesas coletivas = 3 x 5 = 15 m²
Central de equipamentos para abastecimento: ventilação, climatização, limpeza e manutenção- 4 m²
Cozinha 5 x 4 = 20m²
WC 4 = 1,5 x 1,5 = 2,25 x4 = 9m²
Sala música = 3x4 = 12m²
Loja de Música
Depósito = 15m²
WC = 2 x (1,5x1,5) = 2,25 = 4,5 m²
Restante = 50, 5 m²
TOTAL ESCRITÓRIO = 246 m²
TOTAL Loja de Música 70m²]
TOTAL = 316 m²
Aluna: Carolina Martins de Oliveira Barbosa
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