quinta-feira, 8 de março de 2012

Renzo Piano Building Workshop


 Localização: Punta Nave, Gênova - Itália
Arquiteto: Renzo Piano
Ano:1989-1991

Este escritório é uma das sedes do arquiteto Renzo Piano. Ele se localiza em Punta Nave, em Gênova – Itália. Além deste, ele possui também um escritório em Nova York, nos Estados Unidos e um em Paris, na França. Este arquiteto é conhecido mundialmente por trabalhar com a arquitetura de alta tecnologia.

 
Esta sede está localizada numa montanha, com vista para o mar e é uma construção inclinada, seguindo a topografia e a declividade do terreno. Além disso, ele tem uma configuração escalonada e possui a chamada pele de vidro, que permite uma vista maravilhosa do mar e do entorno. Por isso o prédio lembra as formas de grandes estufas, como as que existem no litoral da Ligúria – noroeste da Itália.

 
Além disso o escritório apresenta uma abertura zenital, possibilitando melhor aproveitamento da luz natural. Porém, para proteção do calor ou da luz intensa, existem persianas, cortinas e também clarabóias fotossensíveis que regulam esta intensidade. Por utilizar como principais materiais de construção o vidro e a madeira e por proporcionar transparências, o local está muito bem integrado com a natureza. O escritório possui ainda plantas em seu interior, o que contribui ainda mais para essa integração.

 
O acesso ao escritório é feito for um funicular de vidro, com cadeiras dentro, proporcionando um passeio interessante para o cliente e também o seu conforto. O funicular é um sistema de transporte em que a tração é feita através de cabos movidos por um motor e que é utilizado para subir e descer grandes inclinações.

 
Escolhi este escritório porque ambientes que estão mais relacionados com a natureza ao redor e com paisagens como esta são conhecidos por proporcionar um trabalho mais motivado e criativo. Além disso o trabalhador não se sente nervoso, estressado ou pressionado, evitando sua alienação e ao mesmo tempo estimula o trabalho.



Postado por: Marília Tanure Caram Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário