O escritório de arquitetura Selgas Cano foi projetado e construído em Madrid, no meio de uma floresta, sendo destinado a realização de suas próprias atividades. O design do escritório consiste basicamente em uma parte opaca e outra de vidro transparente na lateral que se curva formando uma iluminação zenital, ao mesmo tempo em que parece dar a impressão de que as pessoas estão trabalhando dentro da floresta.
O caminho que leva ao escritório é uma trilha, que leva seus visitantes e trabalhadores até a entrada da capsula que é parte abaixo do nível do solo.
No interior do escritório, apesar de vedado, a transparência gerada pelo vidro permite aos ocupantes sentirem como se estivessem numa varanda, espaço de transição entre o interno e o externo. Outro ponto interessante é a mobilidade da parte opaca do teto, que é móvel podendo controlar a quantidade e intensidade da iluminação.
Além desta sensação de integração entre os espaços, o escritório recebeu um tratamento interno minimalista, de modo a preocupar não só com a distribuição do mobiliário, mas também com a combinação das cores e dos objetos de modo a passar uma idéia de inovação e criatividade.
A principal atividade realizada pelo escritório é a criação e o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e esculturais, apesar de não terem sido achadas muitas informações sobre as suas áreas de atuação.
O Selgas Cano Architecture Office com certeza é uma fonte de inspiração para todo o mundo e principalmente para seus próprios funcionários, que tem a possibilidade de conviver com o seu próprio fruto. Além disso o escritório também é interessante por oferecer aos funcionários um ambiente agradável, espaçoso e de escape (observação e distração com o meio externo) durante o momento de trabalho, o que torna isso uma atividade menos cansativa e estressante.
Fotos de Iwan Baan
Postado por Bruna Marrara Polastri
Nenhum comentário:
Postar um comentário